Suarez Navarro coroada no Jamor

É caso para dizer que à sexta foi de vez. Depois de perder cinco finais consecutivas (duas delas no Jamor, em 2012 e 2013), a espanhola Carla Suarez Navarro, de 25 anos e actual 15ªWTA, conquistou neste sábado o primeiro título da carreira. Num encontro recheado de altos e baixos, a tenista das Canárias superiorizou-se à russa Svetlana Kuznetsova, 29ªWTA, por 6-4 3-6 6-4, sagrando-se campeã da histórica 25ª edição do Portugal Open.

“Estou muito contente por ganhar aqui. É um título que significa muito para a minha carreira. A partir de agora todas as minhas adversárias vão saber que já venci um troféu e serei mais respeitada”, afirmou a espanhola, numa conferência de imprensa onde não escondeu a emoção por finalmente ganhar um título. Já Kuznetsova, não se mostrou muito afectada com a derrota: “Foi um encontro difícil e estou desiludida por não conseguir manter a vantagem. Mas fiz melhor do que esperava esta semana e ainda há tempo para me preparar ainda melhor para Roland Garros”, disse.

A espanhola aproveitou-se de um início lento de Kuznetsova para se adiantar para 3-1. A russa ainda conseguiu reagir e empatar a contenda, mas novo break no sétimo jogo favorável a Suarez Navarro ditaria o rumo do primeiro set. No segundo parcial, os breaks continuraram a suceder-se com rapidez, mas desta feita acabou por ser o ténis mais agressivo e possante de Kuznetsova a impor-se.

A tenista russa, duas vezes campeã de torneios de Grand Slam, ganhou confiança com a vitória no set e rapidamente se adiantou para 4-1 na “negra”. No entanto, quando muitos duvidavam da capacidade de Suarez Navarro para voltar ao encontro, a espanhola encetou uma notável recuperação, devolvendo dois breaks e somando cinco jogos consecutivos que lhe deram o tão ambicionado primeiro título da carreira.

“Foi um encontro muito duro, penso que estávamos ambas muito nervosas. Talvez o nível pudesse ter sido um pouco superior, mas estou contente por ter conseguido recuperar e conquistado o título”,afirmou Suarez Navarro, treinada por Xavier Budo e Marc Casabo na Pro-Ab Tennis Academy, em Barcelona, que sucede assim a Anastasia Pavlychenkova, campeã de 2013.